Saturday

MACARONS, A Série - Capítulo 1 - INTRODUÇÃO

22 Set 2012



Vou chamar de capítulo zero, a primeira postagem que fiz a respeito dos Macarons na ocasião do meu primeiro sucesso com esse caprichoso docinho. A partir daqui vou contar a "novela", capítulo por capítulo numa série de postagens. Vocês vão entender porque este docinho tem tanta fama :o)

INTRODUÇÃO AO MACARON

Não vou entrar muito no mérito histórico do Macaron, mas há controvérsias quanto a sua origem, se francesa ou italiana. Existem registros desse doce desde 1533, mas é predominantemente Francês e sua apresentação mais contemporânea foi criada no começo do século XX por Pierre Desfontaines, da famosa confeitaria francesa Ladurée e é composta por duas metades desses merengues de amêndoas recheados com creme amanteigado, geleia ou ganache. Mas, as modificações não param por aí e já se pode encontrar Macarons de todos os sabores, formas e cores possíveis e imagináveis, cada país personalizando-os conforme suas tradições. Ainda não tive oportunidade de visitar uma das lojas especializadas em Macarons que estão "pipocando" nas cidades grandes do Brasil, mas não me surpreenderá se já tiver Macaron de queijo com goiabada!




Este docinho à base de merengue com amêndoas, de aparência característica, das mais variadas cores, e recheados com uma enorme gama de sabores, já deu o que falar pelo mundo da gastronomia. As pessoas que gostam de fazer seus quitutes caseiros andam numa frenética procura pela receita ideal, ou seja, aquela onde os Macarons ficam com a aparência perfeita, com uma casquinha delicadamente crocante por fora e macios por dentro, derretem na boca, e o mais importante de tudo, que tenham esse "pezinho" (ou "saia") que se forma em sua base ao serem assados.

Macarons são caros, no mundo inteiro. São geralmente embalados com muito capricho e são considerados, por muitos, como um presente especial. As pessoas só entendem o porquê de seus preços altos depois que tentam fazê-lo em casa, apesar dos custos relativamente baixos dos ingredientes envolvidos no seu preparo. A maioria das pessoas relatam que tiveram que tentar varias vezes até conseguir o resultado esperado. Já uma minoria, relata ter conseguido desde a primeira vez e suas receitas nunca falham. Esse definitivamente NÃO foi o meu caso.


A receita é aparentemente simples de fazer, com apenas alguns ingredientes fáceis de encontrar, mas que tem muitas entrelinhas na sua confecção. É preciso paciência, perseverança e muita, mas muita vontade mesmo, para não desistir. Mas uma coisa eu garanto: mesmo que seus Macarons não fiquem com a aparência do autêntico, não se preocupe, pois na maioria dos casos continuam tão gostosos quanto os perfeitos e não precisam (nem devem) ser descartados. Recheie-os e aprecie! Depois, prepare-se para tentar novamente, num outro dia, e a cada tentativa você vai desvendando os mistérios e aprendendo a identificar onde ocorreu a falha. Ou, quem sabe você acerta logo de primeira! O objetivo desta série é mostrar meus erros e acertos na tentativa de minimizar os seus :o)

A culinária que envolve desafio é uma coisa que me atrai, então, conseguir fazer os Macarons  foi  está sendo prazeroso para mim, pra não dizer teimosia. Eu tanto fiz que consegui! Vou contar pra vocês como!

E você? Conhece, já experimentou ou já tentou fazer Macarons? 


Para ler os outros capítulos desta série, clique AQUI.


28 comments:

  1. Sei q são deliciosos e lindos, mas nunca tentei fazê-los e pelo q acabei de ler, vou adiar esse feito.Mas quem sabe, aguardando suas dicas...beijão

    ReplyDelete
  2. That first picture/video of the macarons rising is mesmerising, Renata. I just keep staring at it!
    I completely agree with you about what you said - about how expensive macarons are, and the reason for that. It was so frustrating the first few times when my macarons didn't have feet and then when they did, it was as if I had won the lottery!
    Looking forward to your next chapter! (I apologise for such a long comment ;D )

    ReplyDelete
  3. Boa noite, Renata! Esse assunto muito me interessa, adoro macarons! Já tentei várias vezes, fiz até curso mas em casa, com nosso forno doméstico parece que nenhum truque funciona. :(
    Vou esperar ansiosamente pelos próximos capítulos! Obrigada por compartilhar mais uma vez suas preciosas experiências!
    E amei a primeira foto com os macarons se desenvolvendo no forno!
    Bjss e um ótimo final de semana!

    ReplyDelete
  4. Oi, Re,

    Os macarons são mesmo caprichosos e conseguir fazê-los bem em casa é um triunfo, rsrs.
    Os seus ficaram maravilhosos e claro que vou querer acompanhar a sua saga tintim
    por tintim, rsrs.
    Para mim a coisa tem sido mais desafiadora porque eu mesma tenho a feito a minha
    farinha de amêndoas, que ultimamente tem resultado muito gordurosa (não sei porque, rsrs).
    Acho que os macarons têm de ser considerados doces exclusivos de confeitaria, pois eles requerem muitas condições difíceis de serem reproduzidas em casa: farinha ideal, temperatura de forno ideal, umidade do ar ideal ... e tudo isso sem falar nos próprios melindres da receita (macarronage e coisas tais, rsrs).

    Ah, muito obrigada pela dica sobre o corte do gengibre no mandolin, vou adotar esta prática, quando for usar gengibre fresco "ralado", rsrs.

    Beijo e bom fim de semana (o que resta dele! rsrs)

    ReplyDelete
  5. Oi Rê, parabéns pelo seu sucesso, imagino que estes macarons sejam muito delicados. Nunca tive curiosidade de fazer pois também tive problemas fazendo suspiros, imagine só com macarons!São gostosos sim e vc tem toda razão em dizer o porquê são caros. Adorei o video!
    Beijos
    Fabiola

    ReplyDelete
  6. Renata, they're divine and so beautiful!
    Well done!

    ReplyDelete

  7. Vc é uma chef, diga-se de passagem.
    Quanto capricho...
    E o resultado, tive que engolir em seco.
    Bjs

    ReplyDelete
  8. Olá Renata!!Realmente, tentar fazer esses docinhos temperamentais, acaba virando uma saga em casa...rs Só consegui fazer certo 1 vez em casa, e ainda de 3 fornadas só uma se salvou... Acho que em casa, o fator que mais prejudicou foi a temperatura do forno doméstico, mesmo com colher de pau na porta, duas formas e tal...bjinhos e um bom fim de semana!!!

    ReplyDelete
  9. OLá Reh, bom pra falar a verdade nunca comi macarons, mas já vi tanta foto deles por ai que confesso que já tive vontade de fazer. Quem sabe com essa série eu não me animo.

    Beijos

    ReplyDelete
  10. Ai,nunca comi macarons,só de ler sobre a textura fiquei com vontade,os seus ficaram lindos,parabéns!

    ReplyDelete
  11. Rêzinha,
    Nunca nem me atrevi...
    Gosto mesmo é de provar =)
    Vou continuar assistindo a novela dos seus quitutes, viu?!
    Tenha um lindo final de semana.
    Um bejim!

    ReplyDelete
  12. Oi Renata, adorei essas imagens dos macarons crescendo no forno.Ficou linda.Adoro macarons, mas quase não os como devido à alergia a amêndoas, apesar de amar.Mas de vez em quando me atrevo e como.Sua receita é ótima e ficaram lindos.Beijos querida e um domingo maravilhoso pra você.

    ReplyDelete
  13. Teimosia boa é aquela que usamos para realizar desejos, pois quando conseguimos o sabor é suave e doce, como macarons, rsrs.Querida parabéns pela persistência.O dia que eu criar coragem em me arriscar nessa aventura é aqui que virei procurar as dicas.Beijos.

    ReplyDelete
  14. Ei Xará, eu já, mas confesso que após duas tentativas desisti completamente...eita que coisinha difícil, meu Deus!!!

    Admiro a sua coragem e determinação, tô doida pra ver a continuação da saga dos macarrons...rsss

    Grande abraço

    ReplyDelete
  15. Renata os ingredientes são fáceis de encontrar, mas acho que não daria conta de fazer...rsss...vou acompanhar seus posts sobre esse docinho tão delicado e tão gostoso!!!
    Bjs
    Mel

    ReplyDelete
  16. Eu adoro macarons eu já tentei fazer e deu errado fiquei bem triste,boa semana beijos

    ReplyDelete
  17. Oi, Re,

    Acho a farinha Panko mais flocada e (me parece) mais absorvente do que a farinha
    de rosca. Então eu acrescentaria mais 1 xícara de Panko. Se fizer o bolo, me conte sobre o resultado pois achei a idéia boa! rsrs.

    Beijo








    ReplyDelete
  18. Rê os macarons são mesmo fantásticos, deliciosos e super chiques. Já provei alguns, porém nunca fiz, tenho muita vontade de fazer, e agora vejo ai uma oportunidade para acompanhar seu passo a passo que é sempre tão maravilhosamente editado. Claro que ficarei ansiosa e a espera, pois seus macarons ficaram magnificos miga. Adorei, e torço para aprender e chegar a fazer um pouquinho igual ao seu. Beijinhos e obrigada pelos comentarios na minha ausência. Ótima semana

    ReplyDelete
  19. Renata, a imagem dos macarons a crescer está espectacular, fiquei ainda um bom bocado a apreciar a imagem... que giro que ficou ! :)

    Confesso que desconhecia que os macarons fossem algo tão dificil de elaborar, pensei que era tarefa mais simples e fácil.
    Gostei muito deste capítulo que nos relatou, parece uma serie em que a Renata nos vai desvendando todos os segredos destes pequenos e deliciosos bolinhos... :)

    Gostei muito e muito dos seus, ficarem lindíssimos, com uma cor estupenda !

    Beijinhos

    ReplyDelete
  20. Querida Renata,
    vou esperar o próximo capítulo, quero aprender a fazer
    essa delícia.

    Tenha uma semana repleta de bençãos junto a sua família!
    Beijos

    ReplyDelete
  21. Bom, prá ser sincera, nunca experimentei e já li e ouvi muito sobre a saga de fazer estas pequenas jóias.
    Vou acompanhar os próximos capítulos e tentar aprender com a sua experiência. Quem sabe arrisco a fazer um dia.
    Beijinhos

    ReplyDelete
  22. Tia, ando muiiiito sumida da blogosfera, mas sempre entro aqui bem rapidinho pra ver o que tem de novo e lógico que quando eu vi que o tema era macarons parei tuuuudo pra ler o post inteiro!
    Ainda não tive o tempo precioso, mas daqui umas 3 semanas serei uma pessoa meio a toa (rsrsrs) e já tõ com todos os ingredientes em casa pra reiniciar minhas tentativas! E foi difícil achar a tal clara em pó! rsrsrsrs
    Depois te conto tudo
    bjosssssss

    ReplyDelete
  23. Ai que estou com uma vontade de provar e não encontro por aqui... Acredito que não tenho o dom para prepará-los.
    Mas vou ver todos os passos, quem sabe um dia eu tente... rs
    Beijinhos,
    Aninha

    ReplyDelete
  24. very cool animated pic. Looking forward to reading more on macarons with you. I tried twice, fails in looks but still good.

    ReplyDelete
  25. Oi querida!
    Passando para desejar uma linda semana, tá?!
    Um bejim pra você!

    ReplyDelete
  26. Renata, minha fofa que macarons lindos fizeste! Amei, e deve ter ficado, hummmm!! Olha quanto ao Vatapá, não posso enviar porque moras muito distante, chega ser impossível, se não enviaria mesmo... Beijos minha querida....

    ReplyDelete
  27. Olá. Você é a melhor, mais didática e generosa com suas postagens sobre macarrons!
    Me ajudou a entender a tal estória de que eles são temperamentais, me ajudou a não ligar muito para a perfeição e comer o resultado, seja qual for, e concordo plenamente com o que você mencionou na postagem numero 7 da série macarrons, que são muito doces, e eu não tinha a menor noção disto até fazer meu primeiro e isto me desestimulou um tanto pois não gosto de doce muito doce. Estou com vontade de subverter as regras e diminuir o açúcar. Vou testar. Abraços e parabéns pelo trabalho.

    ReplyDelete
  28. Olá. Sou apaixonada por Macarons e nunca tive conragem de tentar fazê-los sozinha, afinal conheço a fama de ser algo suuuuper difícil. Fiz um curso nessa última 4a feira de Macarons e hoje foi tentar fazer! Desastre! A primeira fornada ficaram chapados e as outras 3 fornadas racharam e estouraram! Vou acabar de ler os seus posts pra ver se descubro o que houve! Bjos, Juliana Silva.

    ReplyDelete

Devido ao grande número de mensagens de "spam", Testado, Provado & Aprovado não aceita mais comentários anônimos. Desculpem o transtorno.

Due to the large number of spam messages, Testado, Provado & Aprovado no longer accepts anonymous comments. Sorry for the inconvenience.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...